.

segunda-feira, 21 de outubro de 2019

Poesia por Toda Cidade

Mês de Outubro é da poesia! A partir do dia 20 a cidade de Macaé receberá movimentos poéticos em todos os lados. É o PlusPoesia no ar. Programação feita pelo poeta, professor e jornalista Gerson Dudus. Os poetas vão para as ruas e para o povo, com Saraus, mostra de cinema, exposição de poesia visual, lançamento de livros, conferência literária e oficinas ocuparão a praia, a praça, o museu, as escolas, o polo universitário, o teatro e a galeria.

Do Dia do Poeta (20) ao Dia da Poesia (31), a cidade estará recebendo várias vertentes da arte, onde estará em vários locais, alcançando um número considerado e diversificado de pessoas e ideias.

Um dos movimentos iniciais é distribuição de saches de pimenta e poemas em adesivos por toda a orla dos Cavaleiros.

Macaé respira Poesia!!!


PLUSPOESIA

Na Alemanha, o primeiro círculo de poetas românticos reunia-se na cidade de Jena em fins do século XVIII. Desse círculo, participaram  grandes nomes da literatura alemã, entre eles os irmãos Wilhelm e Friedrich Schlegel e, mais tarde, com a fundação da revista Athenäum , o poeta Novalis.

Seu livro Pólen foi um marco na crítica literária, pela nova forma que usava: em fragmentos e aforismos. Nele aparece o neologismo PLUSPOESIA.
PLUSPOESIA é o conceito criado por Novalis para se referir à poesia objetiva, lúcida e bela.

Os românticos alemães em seu pensamento filosófico almejam transcender os padrões aceitos até aquele momento na literatura e na ciência:
“A poesia universal progressiva (de Schlegel) quer misturar e colocar em fusão a totalidade dos gêneros, das formas e das expressões poéticas. A Enciclopédia (de Novalis) quer poetizar todas as ciências. Os dois projetos se completam mutuamente.[...] formas e gêneros se derramam uns nos outros, se convertem uns nos outros, se afundam nesse incessante e caótico movimento de metamorfose que, na verdade, é o processo de absolutização da poesia.” (BERMAN, Antoine)

PLUSPOESIA é usado aqui para demonstrar a multiplicidade de caminhos da poesia e dos poetas contemporâneos, numa ressonância com o desejo dos poetas alemães no século XVIII.

Vai nesse sentido a diversidade de ações poéticas que serão disparadas pela cidade, a partir do Dia do Poeta (20/10) até o Dia Nacional da Poesia (31/10).


O Rebate acompanhará toda evolução da proposta! Aguarde!

Mônica Braga









0 Comentários:

Postar um comentário



<< Home