.

terça-feira, 29 de outubro de 2019

PlusPoesia no Solar dos Mellos




A proposta PlusPoesia continuará até quinta (31), movimentando a cidade com ações poética, nesses três últimos dias no Solar dos Mellos, entrelaçando poetas e amantes num mesmo contexto. A programação é produzida pela Secretaria Municipal de Cultura que tem como idealizador e organizador, o professor, jornalista e poeta Gerson Dudus.

O PlusPoesia, nesta segunda (28), realizou um sarau compreendendo poemas de Carlos Drummond de Andrade, Angélica Freitas e Alberto Pucheu, onde o moderno e o contemporâneo marcaram a edição da proposta semanal Encontro Poético Musical Energia, Energia. Os poetas Gerson Dudus, Isabella Ingra, Marcelo Atahualpa e Mônica Braga, transmitiram um pouco de cada um ao público, que também interagiu com suas escolhas, enfatizando o tema.

Até quinta-feira (31), acontecerá no Solar dos Mellos, ações do PlusPoesia com entrada franca, Nesta terça-feira (29), será a noite do olhar feminino, tendo Liliane Barboza e Conceição de Maria no comando, com seus livros "Mulher" e "Pedaços de Mim", respectivamente. Noite de lançamento e autógrafo.

Na quarta-feira (30), o PlusPoesia receberá o poeta Marcos Aurélio com o seu "Metapoética" e Sávio Araújo apresentando o seu "Carne da Era". A hora para o encontro é 18h, iniciando com documentários que antecederão os eventos, neles estarão Ana Cristina Cesar, Torquato Neto e Carlos Drummond de Andrade, este responsável pela mudança do Dia Nacional da Poesia para 31/10, em consonância com a data de seu aniversário.

"PlusPoesia é usado aqui para demonstrar a multiplicidade de caminhos da poesia e dos poetas contemporâneos, numa ressonância com o desejo dos poetas alemães no século XVII . Válido, também, registrar que a exposição Adversa (Mostra de Poesia Visual Brasileira) ficará na galeria do Teatro até dia 31", explica o organizador do evento, Gerson Dudus, acrescentando que, também dia 31, na quinta-feira, o encerramento será com sarau Poetas de Toda Cidade.

PLUSPOESIA - MOVIMENTO LITERÁRIO


Na Alemanha, o primeiro círculo de poetas românticos reunia-se na cidade de Jena em fins do século XVIII. Desse círculo, participaram  grandes nomes da literatura alemã, entre eles os irmãos Wilhelm e Friedrich Schlegel e, mais tarde, com a fundação da revista Athenäum , o poeta Novalis.

Seu livro Pólen foi um marco na crítica literária, pela nova forma que usava: em fragmentos e aforismos. Nele aparece o neologismo PLUSPOESIA.
PLUSPOESIA é o conceito criado por Novalis para se referir à poesia objetiva, lúcida e bela.

Os românticos alemães em seu pensamento filosófico almejam transcender os padrões aceitos até aquele momento na literatura e na ciência:
“A poesia universal progressiva (de Schlegel) quer misturar e colocar em fusão a totalidade dos gêneros, das formas e das expressões poéticas. A Enciclopédia (de Novalis) quer poetizar todas as ciências. Os dois projetos se completam mutuamente.[...] formas e gêneros se derramam uns nos outros, se convertem uns nos outros, se afundam nesse incessante e caótico movimento de metamorfose que, na verdade, é o processo de absolutização da poesia.” (BERMAN, Antoine)

PLUSPOESIA é usado aqui para demonstrar a multiplicidade de caminhos da poesia e dos poetas contemporâneos, numa ressonância com o desejo dos poetas alemães no século XVIII.



O Solar dos Mellos está localizado na Rua Conde de Araruama, 248, no Centro. Mais informações pelo telefone: (22) 2759-5049. O horário de atendimento é das 9h às 17h, de segunda a sexta-feira, exceto nos feriados.


Jornalista Mônica Braga










0 Comentários:

Postar um comentário



<< Home