.

quinta-feira, 24 de outubro de 2019

PlusPoesia - arte por todo canto da cidade




E as ações poéticas continuam pela cidade. O PlusPoesia está desde o dia 20 espalhando a arte e seus movimentos por  diversos lugares. A Programação é produzida pela Secretaria Municipal de Cultura,  que tem como organizador o jornalista, professor e poeta, Gerson Dudus, e visa entrelaçar num mesmo contexto, poetas e amantes do gênero.

O  PlusPoesia, no decorrer da programação, levou a diversidade poética para o encontro "Energia, Energia" (reunião semanal, onde poetas da região são convidados juntos, também, com um músico local, a fim de tornar público seus poemas e histórias), e atraiu pessoas de todos os gostos e tribos. A poesia, simultaneamente, contagiou a cidade.

Além do poeta Gerson Dudus, idealizador e organizador do PlusPoesia, poetas como Sandra Wyatt, Marcelo Atahualpa, Isabela Ingra e Mônica Braga dividiram microfone com tantos outros que se inspiraram e surgiram com seus textos e histórias, intensificando o objetivo da proposta de unir e entrelaçar, envolvendo pessoas em sua diversidade e contexto.

Para Paula Sergipense, expectadora, o encontro proporcionou alivio e, ao mesmo tempo, tumulto: "Ficamos leves, voltamos pra casa com a esperança renovada e, o tumulto se dá, com o turbilhão de ideias provocadas no espaço, levamos tudo isso conosco. Espaço propício para troca e, principalmente, para reflexão", disse.

O doutor em psicologia Cristiano Rodrigues, registra a importância desses encontros com a arte. "Recomendo aos meus pacientes, e eles frequentam, participam diretamente da proposta. Produzem e se sentem inseridos no espaço", pontuou o psicólogo, acrescentando que os encontros poéticos refletem positivamente no tratamento e no cotidiano dos seus pacientes.

Isabella Ingra, professora e poeta, afirma que os poetas e sua lucidez são fundamentais nos tempos de hoje, e deixa em forma de poema, sua presença. "ser explícita/não explica nada/e me complica/quando eu tento/fracassada/ser exata/e exausta fico/de tanta gente/pensando que entende/o que se passa no peito/no fígado/no espírito da gente". registra a poeta.

O encontro "Energia, Energia", que recebeu o PlusPoesia, funciona as segundas feiras, a partir das 19h, na Rua Jesus Soares Pereira, 396, Costa do Sol, próximo ao Colégio Polivalente. A essência é abrir o palco com poetas e músicos locais convidados e, também, num segundo momento, com microfone aberto para o público mostrar o seu talento.

 O PlusPoesia proporciona nesses dias sarau, mostra de cinema, exposição de poesia visual, conferência literária e oficinas. O cenário é toda a cidade, Praias, praças, restaurantes, bares, museus, teatro, galeria, polo universitário. Até o momento, o PlusPoesia já realizou diversas atividades envolvendo um número considerável de pessoas e alcançando o objetivo proposto, que é, exatamente, proporcionar para a população o conhecimento e a diversidade do tema, refletido em atividades espalhadas pela cidade.

Atividades realizadas  como distribuição de sachês de pimenta com poemas no rótulo, por toda a orla dos cavaleiros, incluindo bares e restaurantes, repercutiram positivamente. "Nossa, que diferente! A poesia chegar assim, surpreendendo. Amei a ideia", disse Cássia Chagas, psicóloga, sobre a ação no restaurante onde almoçava com a família.

Também já aconteceu, com êxito, a Oficina de Poesia para a Universidade da Terceira Idade, no Campus Macaé UFRJ, onde o poema Japonês de três versos foi o tema. "Passei para eles como a poesia faz a gente recobrar a força da vida, depois da conversa, foi ensinado o Hikai e partimos para a etapa de produção com eles", pontuou Dudus, organizador do PlusPoesia.

Dona Rosa, como gosta de ser chamada, ficou encantada com essa fora de poema. "Que encanto. Tanta coisa por aprender ainda, não é? Agradeço a oportunidade que nos foi dada de participar dessa maravilha de oficina, até ousei escrever", disse, acrescentando a fala com o seu poema: "Pela janela/A borboleta/ Por entre as flores amarelas".

Além dessas atividades, acontece na galeria de arte no Teatro Municipal, até dia 31, a Adversa, mostra de Poesia Visual Brasileira dos últimos 50 anos. E já passou também pela proposta, o Alberto Pucheu, professor doutor da UFRJ, um dos grandes poetas cariocas hoje, com pesquisa consolidada sobre a Poesia Contemporânea Brasileira, onde realizou um encontro no Foyer, no último 22, que enfatizou a pluralidade de caminhos da produção poética de hoje.

Nesta quinta, o PlusPoesia estará na FAFIMA, com a Oficina Drummondiana, às 19h.
A proposta vai até 31 deste mês, finalizando com o Dia da Poesia, englobando diversas vertentes dessa arte com eventos acontecendo em vários lugares da cidade, ressaltando a presença do PlusPoesia neste sábado no Rap da Ponte, a partir das 19h, no Parque da Cidade.

O nome dado ao projeto, PlusPoesia, demonstra a multiplicidade de caminhos da poesia e dos poetas contemporâneos, numa ressonância com o desejo revelado pelos poetas alemães do século XVIII.

Jornalista Mônica Braga












0 Comentários:

Postar um comentário



<< Home