.

sexta-feira, 25 de outubro de 2019

Drummond é tema de oficina para alunos da Faculdade de Filosofia



O PlusPoesia, com programação produzida pela Secretaria de Cultura, reuniu nesta quinta (24), estudantes de vários cursos da Faculdade de Filosofia de Macaé, onde foi realizada a oficina sobre Carlos Drummond de Andrade, com ênfase no poema "No Meio do Caminho".

A Oficina de Poesia Drummondiana fala das várias fases pelas quais a obra do poeta passou, desde 'Alguma Poesia' (primeira obra poética de Drummond, entre 1925 e 1930 e tem sido considerado como elo de ligação entre a primeira e a segunda gerações do nosso Modernismo) até o 'Amor Natural' (livro de poesia erótica de Carlos Drummond de Andrade, publicado postumamente, em 1992).

Gerson Dudus, o professor e poeta que aplicou a oficina, abordou a difícil recepção do poema moderno por excelência, o 'No Meio do Caminho, "Mais criticado que elogiado, ele reverbera até hoje na obra de poetas contemporâneos como Ana Cristina Cesar e Carlito Azevedo", explica Dudus, acrescentando que o desafio proposto pela  oficina foi fazer os participantes criarem sua reeleitura do poema.

"Que ótima oportunidade! Deveriam ter mais encontros como esse, onde os alunos pudessem vivenciar tudo isso e praticar a escrita dessa forma orientada", pontuou Emanuele Mariano, estudante de Letras, que, também, registrou a sua reeleitura de No Meio do Caminho. "No meio do caminho/já não existia mais pedra/Foram substituídos por espinhos/Uma pedra no caminho do meio/Do meio nada/Do nada surgiu a pedra/No meio da pedra existia o “eu”/Então descobri que no meio do caminho/O obstáculo era eu e não a pedra."

O PlusPoesia proporciona nesses dias sarau, mostra de cinema, exposição de poesia visual, conferência literária e oficinas. O cenário é toda a cidade, Praias, praças, restaurantes, bares, museus, teatro, galeria, polo universitário. E neste sábado (26), estará no evento Rap da Ponte, a partir das 19h, no Parque da Cidade.

Jornalista Mônica Braga






0 Comentários:

Postar um comentário



<< Home