.

quarta-feira, 17 de outubro de 2018

Creche Nova Geração, espaço do Amor



Trabalho, dedicação, perseverança, coragem e fé são palavras que traduzem a realização de um sonho, sonho este que foi adiado por obstáculos oferecidos pela vida. Por isso, assim, depois de muito desafio, feito emoção de primeiro sopro de filho, nasceu a Creche Nova Geração.

A diretora e responsável por essa realização, Professora Márcia Gonçalves, conta que tudo começou com a vontade de montar um espaço que atendesse, de uma forma geral, às mães que trabalhavam e tinham dúvidas de como deixar seus filhos com segurança, num espaço adequado e acessível que refletisse o carinho e atenção recebidos pela criança.

- Um sonho antigo, mas quando o sonho não é o que nos sustenta quanto à sobrevivência, o guardamos na gaveta, mesmo que nos custem lágrimas. Durante quase dez anos, trabalhei na área do petróleo, passei também por muita dificuldade para deixar meus filhos, com isso meu sonho de montar o espaço só foi crescendo - relatou a diretora.

Assim,  Márcia Gonçalves, enfrentou o desemprego em 2017, foi quando o sonho e a inspiração tomaram forma. "Coragem e fé em Deus! O que fizeram minha inspiração voltar. Tantos desafios que a sombra do pessimismo apareceu, mas não teve vez, pois a vontade de Deus prevaleceu! Eis que em Dezembro deste mesmo ano, A Creche Nova Geração desponta!" - destaca Márcia.

Cerca de 20 crianças hoje dividem seu dia a dia no espaço, gastam e renovam suas energias com atividades de psicomotricidade, contação de história, desenhos animados, atividades físicas, atividades com músicas, valorização da cultura local envolvendo atividades em respeito à natureza, entre outras ações. A creche conta com quatro funcionárias com dedicações exclusivas para realização das mesmas.

As datas comemorativas, tanto de aniversário quanto às do calendário, são reproduzidas em forma de festa e alegria, como foi comemorado o primeiro dia das crianças na Creche Nova Geração. Válido registrar o quanto é visível a interação entre as crianças, como também, a interação com os funcionários. Nota-se respeito às individualidades, carinho, atenção e paciência, onde a aprendizagem é recíproca e não apenas se transmite conhecimento e valores, mas sim a produção e construção dos mesmos.

Nesse dia, as crianças foram os autores. Entre as atividades planejadas, destaca-se a confecção da massa de modelar, onde cada ingrediente foi explicado pela professora Quésia Rosa (psicomotricidade), incluindo os nomes das cores escolhidas pelos alunos. Nessa atividade, consideram-se, também, a importância do trabalho em grupo, o respeito aos colegas e suas escolhas, dando ênfase a oportunidade da criação, valorizando a capacidade de cada aluno, assim como, do seu desenvolvimento.

A Creche Nova Geração é nova em tudo, no bairro é ideia pioneira, para os pais e responsáveis é uma grande conquista ter num lugar só o que eles desejavam. Poder deixar bebês tão pequeninos, frágeis e dependentes onde o amor e a dedicação sejam os mentores do trabalho, onde a atenção é visivelmente redobrada e a preocupação por cada criança se faz presente nas intenções e atitudes dos funcionários, é primordial e necessário.

Para a mãe Aline Gonçalves, que, praticamente, inaugurou a creche com o seu pequeno Gael, o pãozinho como carinhosamente é chamado (na época com quatro meses), ficar tranquila no trabalho enquanto o filho é bem tratado, é tudo que uma mãe deseja: "É uma satisfação quando vejo o sorriso dele ao ficar na creche, o choro do início não existe mais, e nem liga mais pra mim quando o deixo, agradeço a compreensão e paciência, muito bom ter vocês em nossas vidas" - destaca Aline.

Gratidão é a palavra que define as opiniões das mamães Carla, Celma, Quicielen, Camile, Joyce e Elizângela. Os depoimentos sobre a creche são, de forma unânime, sobre amor, carinho, dedicação, paciência e, principalmente, a tranquilidade de poder deixar os seus filhos num lugar como a Nova Geração. Não houve discordância quanto ao valor que a creche representa em tão pouco tempo de existência, destacam-se algumas frases entre os depoimentos dos responsáveis: "Importante para o bairro e para todas as mães", "Não tenho mais preocupação", "Vemos o amor e carinho no sorriso dos nossos filhos, assim sabemos que estão sendo bem tratados", "Tudo que ensinam, as crianças reproduzem, e o que reproduzem reflete o amor". Assim foi retratada a Nova Geração de acordo com o olhar dos que sabem o que é melhor para os filhos.

Como Paulo Freire registrou "A alegria não chega apenas no encontro do achado, mas faz parte do processo da busca. E ensinar e aprender não pode dar-se fora da procura, fora da beleza e da alegria", a Creche Nova Geração está no caminho certo, tudo isso refletido no pensamento de Maria Luiza Braga, 5 anos.

- Não tem creche hoje? Mas, como não? Tia Márcia vai vir me buscar, sim. Eu canto e dou risada também. Olha, sabia que têm livros que parecem que entramos nele? Chama a gente mesmo! Acho que moro nos livros também! Ah, a voz da tia é de amor, mesmo quando eu choro! Tudo é muito colorido como o meu aniversário. Será que fazemos aniversário todos os dias? Na creche parece aniversário, mãe, muita criança e alegria. É isso, acho que a creche é igual ao livro, dá uma vontade de morar lá dentro - registra a pequena Maria.

Para a professora Márcia, tudo isso é um incentivo primordial para a continuação do seu trabalho que tem a pretensão de crescer cada vez mais com o objetivo de oferecer o melhor para a comunidade.


- É muito gratificante saber que estou no caminho certo e que todo trabalho e dedicação são reconhecidos, isso me faz acreditar que vale a pena continuar com o meu trabalho. Quero deixar, também, registrada a importância da presença do meu companheiro de vida Rômulo de Medeiros, na realização desse sonho. Com ele, além do auxílio no dia a dia na creche, ainda fornecemos o transporte para nossos pequenos. Minha palavra também é Gratidão! - Finaliza Márcia.

A Creche Nova geração fica na Estada Virgem Santa, 14, Virgem Santa, Macaé-RJ
Telefone: (22) 99901 1751

Página no facebook : https://www.facebook.com/creche.novageracao/

Jornalista Mônica Braga











































3 Comentários:

  • Parabens Monica pela materia...
    Sou mae de um aluno da creche e so tenho a agradecer a Deus pela existencia de pessoas como Marcia, Romulo , tias e vovo Arlete .. Muito amor e gratidao.. Trabalho tranquila com a certeza que meu Henrique esta sendo muito bem cuidado...

    Por Blogger Unknown, às 17 de outubro de 2018 às 13:08  

  • Parabéns jornalista Mônica Braga, também leio seus poemas e a acompanho nos eventos. Grande escritora em defesa da arte. Parabéns ao espaço. Macae agradece!

    Por Anonymous Anônimo, às 17 de outubro de 2018 às 14:43  

  • Mônica, já leio seus textos! Muito bom vc divulgar coisas boas! Com certeza o espaço é o melhor! Pensando em conhecer e divulgar tb. Pois o que a jornalista Mônica escreve é verdade. Mulher de credibilidade nas palavras. Sucesso Mônica e creche Nova Geração.

    Por Anonymous Anônimo, às 18 de outubro de 2018 às 08:22  

Postar um comentário



<< Home